Caps-i promove debate sobre autismo e TDAH
Evento visa a construir uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa
Publicado em 28/04/2025 16:08
Conscientizar a população sobre o autismo e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por meio do diálogo e da informação, a fim de que se construa uma sociedade mais inclusiva e menos estigmatizada e preconceituosa. Este é o principal objetivo do evento “Autismo e TDAH: uma visão multidisciplinar”, promovido pela Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quarta-feira (30). O evento, que é realizado pelo CAPS-i, acontece das 8 às 17h, no Teatro Atiaia (rua Marechal Floriano, 513, centro).
Voltado para profissionais das áreas da saúde, assistência social, educação, além de alunos, familiares e cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o encontro promete ser um marco em Valadares, uma vez que vai abordar sobre os aspectos gerais do autismo, medicação, importância da intervenção precoce, TDAH e comorbidades e, claro, sobre os serviços ofertados pela rede pública de saúde do nosso município.
E mais: haverá relato de caso de mães e familiares de pacientes acompanhados pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-i) de Valadares, bem como mesa redonda composta por profissionais renomados que compõem o quadro de servidores na rede pública de saúde
A entrada é gratuita. Confira a programação:
8h – Solenidade de abertura
8h40 – Aspectos gerais do autismo e medicação – Palestrante: André Martins (psiquiatra infantil)
10h – Relatos de caso (mãe e familiares de pacientes)
10h30 – Intervenção precoce – Palestrante: Simone Nogueira (psicopedagoga)
11h30 – Intervalo
13h – TDAH e comorbidades – Palestrante: Lucimária Alves (psicóloga)
15h30 – Rede de cuidados – Palestrante: Mayara Peres (psicóloga)
16h – Mesa redonda
17h – Encerramento.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social