Conheça os serviços prestados pelo Cerest de Valadares
Segurança e Saúde no trabalho é no Cerest-GV
Publicado em 28/04/2025 16:21 - Atualizado em 28/04/2025 16:36
Nesta segunda-feira (28), é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. E para marcar a data, nada melhor do que falar do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que em Valadares é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
Nem todos sabem, mas todo trabalhador, seja da iniciativa pública ou privada, das áreas urbana ou rural, autônomo ou com carteira assinada, estagiário, aposentado, doméstico, avulso, agrícola, servidor público, assalariado, cooperativado ou sem vínculo empregatício é resguardado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Cerest.
A prioridade desse órgão, assim como acontece no nosso município, é oferecer um serviço de excelência, promovendo qualidade de vida, segurança, apoio e bem-estar aos trabalhadores assistidos, independente do vínculo que tenham no emprego.
Isso significa que a instituição tem como missão principal realizar assistência referenciada, a partir da promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores vítimas de alguma doença e/ou agravo relacionado ao serviço que prestam, inspecionar/fiscalizar ambientes e processos de trabalho e reabilitar casos relacionados aos acidentes e doenças ocupacionais, além de disseminar a educação em saúde do trabalhador do nosso município, através de palestras ministradas em empresas, instituições de ensino de cursos técnicos, universidades, etc.
Outros serviços de destaque da organização pública são as inspeções em ambientes e processos de trabalho, o monitoramento dos indicadores de acidente e doenças ocupacionais na região, bem como a formação de profissionais que atuam nas redes de Atenção à Saúde do SUS de Valadares. Ações essas extremamente relevantes, tendo em vista que os acidentes de trabalho, transtornos mentais e as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), por exemplo, são doenças que incapacitam cada vez mais os trabalhadores.
Articulação e parcerias com outros setores nos níveis de atenção à saúde (da Atenção Primária até a rede de urgência e emergência), suporte técnico adequado às ações de saúde do trabalhador na rede SUS, apoio às ações de vigilância em saúde do trabalhador, ações conjuntas com outros órgãos a fim de ampliar sua atuação, recolhimento, sistematização e difusão de informações de interesse para a saúde do trabalhador também estão entre as atribuições dos profissionais que atuam no Centro.
Os profissionais do Cerest-GV ainda monitoram as doenças e agravos relacionados ao trabalho por meio da notificação e análise epidemiológica. Confira algumas das doenças e/ou agravos mais notificadas no nosso município:
1- Acidente de trabalho,
2 -Acidente com exposição a material biológico relacionado ao trabalho,
3- Câncer relacionado ao trabalho,
4- Dermatoses ocupacionais,
5- Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT),
6- Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR),
7- Pneumoconioses relacionadas ao trabalho,
8- Pneumonias,
9- Transtornos mentais relacionados ao trabalho.
.
Números SINAN
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) apontam que de 2007 a 2022, foram registradas 5.311 notificações compulsórias de doenças e agravos citados anteriormente no município.
Somente em 2020 foram 995, além de 564 em 2021 e 337 em 2022. Em 2023, Valadares registrou 209 acidentes de trabalho.
Lembrando que o Cerest –GV não realiza atendimentos de emergência, nem exames admissionais, demissionais, periódicos e tampouco de mudança de função.
A equipe multidisciplinar do Centro é qualificada para fazer um diagnóstico do estado de saúde do usuário e, caso seja verificada a relação da doença com o trabalho, atende-lo no ambulatório de saúde do trabalhador, onde ele receberá diagnósticos, orientações, tratamento e reabilitação de forma integral.
.
Como ter acesso ao Cerest-GV
Para ter acesso a esses serviços, os trabalhadores precisam procurar sua unidade de saúde de referência. Lá eles serão atendidos e, estabelecida uma relação entre o agravo e o trabalho do assistido, bem como dada a assistência inicial. O passo seguinte, é encaminhar esse usuário ao Cerest para confirmação e apoio necessário.
Passado pelo acolhimento na unidade de saúde, basta levar o encaminhamento até o Cerest, junto com os seguintes documentos (encaminhamento da unidade de saúde, identidade, cartão SUS, CPF, comprovante de residência - em nome do paciente, carteira profissional, exames e laudos, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), quando houver, documentos previdenciários quando houver e atestados médicos relacionados à doença ou ao acidente de trabalho).
O Cerest-GV fica na rua Oswaldo Cruz, 63, Centro. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h. Os telefones para contato são: (33) 3275-4908 / 3271-1162 ou envie um e-mail para: cerest@valadares.mg.gov.br.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social